IMPORTÂNCIA DO BAMBU

Os bambus são plantas da família das gramíneas, pertencem à subfamília Bambusoideae e se destacam por apresentarem uma grande versatilidade de usos, como na construção civil, na recuperação de áreas degradadas, na indústria de papel e celulose, como fonte de biomassa para a geração de energia na forma de carvão vegetal, na indústria moveleira, na fabricação de produtos ARTESANAIS, na alimentação e no paisagismo, dentre outros.

É uma planta renovável, não necessita de replantio e não há nenhuma espécie florestal que possa competir com o bambu em velocidade de crescimento e de aproveitamento por área. Por conhecerem poucas pragas, os bambus dispensam o uso de agrotóxicos, são eficientes no sequestro de carbono, e apresentam excelentes características físicas, químicas e mecânicas.

O incentivo ao uso dos bambus, no Brasil, tem crescido, principalmente após ser sancionada a LEI 12.484, de 8 de setembro de 2011, que institui a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu (PNMCB). Em âmbito regional, o Governo de Goiás, por meio da LEI Ordinária no. 20.411, de 22 de janeiro de 2019, instituiu a Política Estadual de Incentivo à Cultura do Bambu (PEICB), que estabelece o cultivo agrícola voltado à produção de colmos e de brotos e a valorização do bambu como instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico regional e integrado.

rEDE BAMBU GOIÁS

 

No ano de 2013, na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, foi criada a Rede Bambu Goiás, com a finalidade de estruturar uma rede de pesquisa e desenvolvimento da cultura do bambu no estado.

É afiliada à Rede Brasileira do Bambu (BambuBR) e possui uma Coleção de Espécies de Bambu, uma Floresta de Bambus Gigantes, acervo de artefatos e Sala de Leitura especializada em bambu, contendo livros de diversas nacionalidades sobre o assunto. Reúne pesquisadores, produtores, empresários, artesãos e admiradores da cultura do bambu, dentre eles representantes do Edulab (Goiânia), Sítio Taquaruçu (Alexânia), Embraverde (Caldas Novas), Bambu da Barra (Nazário) e Bambu Faria (Itapuranga).

 

A rede bambu goiás conta com vários pesquisadores e artesãos que trabalham com o bambu. Essas pessoas sempre buscam inovar e encontrar novas formas de utilizar esse material.

Também são ofertadas diversas oficinas e minicursos para as pessoas que estejam interessadas em aprender mais sobre o bambu.