NOVIDADES

O Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove atividades de extensão educativas, com o auxílio de recursos técnicos audiovisuais em sua cúpula de 12,5 metros de diâmetro. Tem a orientação de professores mestres e doutores do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG.

O projetor Zeiss Spacemaster situado ao centro da sala de projeções é o mais antigo em funcionamento no Brasil e foi o terceiro a ser inaugurado no país. Há cerca de 60 planetários fixos e 50 planetários móveis no Brasil, sendo muitos deles filiados à Associação Brasileira de Planetários (ABP), cuja sede é no Planetário da UFG.

A equipe do Planetário atende à cursos de graduação da UFG, por meio de disciplinas obrigatórias, optativas e de Núcleo Livre para o IESA e outros institutos e faculdades da UFG.

As atividades de extensão ocorrem com os atendimentos escolares e ao público em geral. Durante a semana, o Planetário da UFG realiza sessões para estudantes e nos fins de semana para o público em geral, sendo garantia de diversão e conhecimento para todas as idades.

O Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi inaugurado em 23 de outubro de 1970 na Região Central de Goiânia. Por fora, sua arquitetura piramidal encobre a grande cúpula, que simula o céu esférico visível de qualquer ponto do Planeta Terra. Por dentro, o projetor Spacemaster estimula a curiosidade e só deixa de ser a principal atração quando as luzes se apagam e vemos o céu noturno sobre nossas cabeças. São estes dois elementos, a arquitetura do prédio e a singularidade do projetor Spacemaster, que marcam a narrativa do vídeo lançado hoje pelo órgão para celebrar os seus 50 anos de existência.

aCERVOS